sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Homenagem ao Cartola


Se fosse vivo, amanhã dia 11/10, Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola completaria 100 anos, uma década. Por isso hoje faço uma pequena homenagem para esse grande compositor.
Cartola foi ao lado de Noel Rosa um dos maiores sambista do Brasil. Era um dos sambistas que compunham a velha-guarda da Estação Primeira de Mangueira (minha escola do coração). Ele compôs mais de quinhentas canções sozinho ou com parceiros. Músicas como "As Rosas não Falam", "Alvorada", "O mundo é um moinho", "O Sol nascerá" e “Peito Vazio” se tornaram clássicos da nossa música popular brasileira.
Cartola teve uma vida boemia (muito natural dessa época), adoeceu ainda muito jovem e teve ajuda do seu companheiro de música e vida, Noel Rosa. Com Rosa compôs sambas que venderam no início da carreira. Viveu muitos ano com Dona Zica, e pra ela fez várias canções de sucesso como “Nós dois”, “As rosas não falam” e “Tive sim”. Com Dona Zica também fundaram o botequim “ZiCartola” que se tornou um ponto de encontro dos sambista, revelando então, grandes talentos.
Cartola lança seu primeiro disco “Cartola” apenas em 1974, aos 65 anos. Cinco anos depois, em 5/10 de 1980, ele morreu vítima de câncer. Apesar de hoje fazer muito sucesso, Cartola morreu pobre e morando numa casa doada pela prefeitura do RJ. Na década de 90 muitas são as homenagens póstumas feitas ao sambista. Chico Buarque, Beth Carvalho, Alcione, Paulinho da viola e Cazuza são alguns dos artistas que regravaram a obra de Cartola.

Veja abaixo uma das canções mais belas do Cartola, "Peito vazio"

3 Palpites relevantes:

Líviarbítrio. | 15 de outubro de 2008 às 12:56

Não sabia que você tinha um blog.
Muito bom por sinal. Vou lê-lo sempre. E que engraçado saber que você, pelo jeito, assim como eu, é apaixonada por Clarice Lispector. ;)

Vou te linkar no meu blog!

Como vai os projetos?

Beijo.

Lina. | 22 de outubro de 2008 às 12:41

Heeeeiiiii, eu não sei se entendi, mas se Cartola completasse 100 anos, estaria com UM SÉCULO completo, certo?

Ou me enganei com o contexto?

Até!

Anônimo | 25 de outubro de 2008 às 19:56

AfudÊ pra caralho esse teu post. Cartola sempre!

Um abraço!